Alunos mostram que ciúme não é amor

Mais de cinco mil alunos, de mais de 250 escolas, envolveram-se em projectos destinados a alertar para a violência no namoro, que foram submetidos a concurso e superaram as expectativas da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

"O impacto deste concurso foi muito maior do que todas as expectativas e, pela apreciação (dos trabalhos), vimos que os jovens fizeram imensas pesquisas e envolveram-se turmas inteiras na construção de várias peças", evidenciou a presidente da CIG, Elza Pais, citada pela agência Lusa.

O concurso foi lançado em Outubro, no âmbito de uma campanha destinada a alertar para as consequências do fenómeno que, segundo um estudo da Universidade do Minho, já afectou 25% dos jovens entre os 15 e os 25 anos. Os prémios serão entregues hoje.

Sob o lema "A Nossa Escola pela Não Violência", alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário elaboraram 500 trabalhos em vários suportes, repartidos por diferentes categorias: cartaz ou poster, Tecnologias de Informação, concertos, exposições, acções de sensibilização e teatro e ainda o "Melhor Projecto Global".

Segundo Elza Pais, houve "uma grande criatividade" e adesão por parte dos alunos, o que leva a comissão a pensar em desenvolver outras iniciativas do género. "O objectivo é que se crie um 'elan' nas escolas para que se continue a falar destes temas", revelou.

Com a campanha, que incluiu distribuição de folhetos e workshops, a CIG quis "desconstruir um conjunto de mitos". "Muitos jovens entendem o ciúme como um acto de amor, o que é grave", disse Elza Pais, acrescentando: "Se interiorizam este valor, quer dizer que podem perpetuar e reproduzir a violência, achando que com essas atitudes estão a amar e a ser parceiros saudáveis".

Comentários

Mensagens populares deste blogue