PUBLICO
Investigação na área da genética
Prémio Gulbenkian de Ciência atribuído a investigadora que estuda a Doença dos Pezinhos
Margarida Gomes
A cientista Maria João Saraiva investigadora do Instituto de Biologia Molecular e Celular e professora catedrática de Bioquímica da Universidade do Porto venceu o Prémio Gulbenkian Ciência 2009, instituído pela Fundação Calouste Gulbenkian. A distinção foi-lhe atribuída pelo trabalho desenvolvido na área da biomedicina, em particular na investigação dos mecanismos da polineuropatia amiloidótica familiar ou PAF, vulgarmente conhecida por paramiloidose ou Doença dos Pezinhos.

"Se o nome do eminente neurologista Corino de Andrade ficou para sempre ligado à descrição desta doença, o de Maria João Saraiva ficará vinculado à descoberta dos mecanismos bioquímicos e genéticos responsáveis pela doença, nomeadamente a formação de depósitos de moléculas de amilóide derivada de transtirretina, especialmente nos servos periféricos", refere a Fundação Calouste Gulbenkian em comunicado hoje divulgado..

A partir destas descobertas, a cientista Maria João Saraiva e a sua equipa alargam actualmente o seu campo de investigação às vias de sinalização que desempenham um papel importante em situações de lesões cerebrais, particularmente no quadro da doença de Alzheimer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue