DN
Carros eléctricos

21 cidades na fase piloto da rede de abastecimento

por Lusa

Um total de 21 cidades portuguesas vai aderir ao Programa para a Mobilidade Eléctrica, uma rede de abastecimento de veículos eléctricos que o Governo apresenta hoje e desenvolvido pela Efacec, EDP Inovação, Novabase, Critical Software e o CEIIA.

A rede nacional de mobilidade eléctrica, uma das primeiras da Europa, prevê 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1.300 daqui a dois anos.

Na fase piloto, que durará até 2011, a rede para a Mobilidade Eléctrica (Mobi-e) é constituída por um conjunto de 21 municípios: Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia.

Segundo uma nota do ministério da Economia, as cidades envolvidas nesta fase piloto do projecto "apresentam características de densidade populacional, de situação geográfica estratégica, de volume de tráfego automóvel e de proximidade geográfica com eixos viários estruturais, propiciadoras da criação de uma rede homogénea para o lançamento da mobilidade eléctrica em Portugal".

A rede piloto para a mobilidade eléctrica será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e acessível em locais como parques de estacionamento público, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e nas vias públicas dos municípios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue