DN
Investigação

MIT vai investir dois milhões por ano em Portugal

por ANA BELA FERREIRA

Instituto de tecnologias americano reestrutura a parceria com Portugal e passa a investir directamente nas investigações feitas no País. As áreas prioritárias de pesquisa foram revistas e centram-se na aplicação de tecnologias.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) vai investir entre um a dois milhões de euros por ano até 2016 em Portugal para financiar a participação de investigadores nas pesquisas do MIT-Portugal. O valor agora avançado para o investimento pode crescer de acordo com o número de projectos desenvolvidos. O financiamento directo do instituto americano, três anos depois da assinatura do contrato de parceria, representa para o director nacional do programa Paulo Ferrão "um estreitar de relações".

De facto, a parceria com Portugal "é a maior da Europa", sublinha Subra Suresh, reitor de Engenharia do MIT. E Paulo Ferrão lembra que o instituto de tecnologia tem duas grandes ligações mundiais: Singapura e Portugal.

As pesquisas passam assim a ser financiadas pelo Governo (que investiu cerca de 40 milhões de euros), por empresas privadas e pelo próprio MIT. Esta restruturação do programa português vai permitir ainda às empresas e às equipas de pesquisa nacionais acederem a plataformas internacionais do instituto. Um desses exemplos é o lançamento em breve de um concurso conjunto para investigadores de universidades nacionais e do MIT, segundo avança Paulo Ferrão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue