DN
Programação

Reclusos de Custóias assinam concerto na Casa da Música

por FRANCISCO MANGAS

"Verão na Casa" abre na noite de S. João com um espectáculo dos GNR. Amália Rodrigues vai ser homenageada por jovens fadistas, e o "Konono N.º 1", grupo do Congro, é um dos participantes do Festival Mestiço.

Quatro dezenas de reclusos, do Estabelecimento Prisional do Porto (Custóias), formam a Ala dos Afinados que vai actuar, dia 26, às 21.00, na praça da Casa da Música. A ideia de criar um coro com presidiários, desenvolvida ao longo de meses, partiu de Jorge Prendas. Na primeira sessão, só compareceram oito pessoas. Mas, vencidos os preconceitos iniciais, outros homens se juntaram para "cantar o que lhes vai na alma".

O espectáculo da Ala dos Afinados, que integra o projecto artístico Sonópolis, inspirado numa grandediversidade de sons, ritmos, culturas e vivências, faz parte da programação de "Verão na Casa", apresentada ontem por António Jorge Pacheco, director artístico da Casa da Música.

A abertura do programa coincide com a noite mais longe do Porto. A noite de S. João, 23 de Junho, que cheira a manjerico e traz multidões para as ruas. Para essa data, a Casa da Música programou um concerto com a Orquestra Nacional do Porto, na praça, junto ao edifício desenhado pelo arquitecto Rem Koolhas. No mesmo local, a partir das 24.00 , o palco é ocupado por Rui Reininho e restantes elementos do GNR, que completa agora 28 anos de carreira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue