DN
Casamento 'gay'

Contra a última discriminação

por DIANA MENDES

Quase mil figuras públicas subscreveram uma petição de apoio ao Movimento pela Igualdade no acesso ao casamento civil, que ontem foi apresentado. O objectivo do grupo de activistas é trazer o casamento entre os homossexuais para o centro do debate, político e da comunidade. Espera-se que milhares de portugueses assinem esta petição 'online'.

"A plena legitimidade do amor está ainda por conquistar." As palavras são da actriz e escritora Ana Zanatti, uma das (quase) mil figuras públicas que decidiram apoiar o Movimento pela Igualdade no acesso ao casamento civil" no último mês. O movimento quer garantir que o casamento homossexual não cai no esquecimento e foi ontem apresentado publicamente, em Lisboa.

Depois das centenas de figuras públicas que assinaram a petição, espera-se agora que "vários milhares de portugueses a subscrevam online", diz ao DN Sónia Duarte Lopes, uma das responsáveis deste movimento. A petição está disponível na Internet desde ontem e pode ser subscrita em www.igualdade.net.. O casamento homossexual tem sido amplamente debatido na esfera política, esperando-se que, caso o PS vença as eleições, o código civil seja finalmente alterado. Pelo menos, este foi um dos compromissos do primeiro-ministro José Sócrates.

Até lá, o movimento quer abrir o debate aos cidadãos e garantir que haja "unanimidade e apoio por parte dos portugueses", refere ao DN Paulo Côrte-Real, da associação ILGA, uma das dez que se juntaram neste movimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue