ÉVORA
Descoberta necrópole com quase 3 mil anos

Uma necrópole do segundo período da Idade do Ferro, com cerca de 80 sepulturas, e uma estrada romana foram descobertas próximo do aeródromo de Évora, na periferia da cidade, constituindo-se como um «importante achado» arqueológico, foi hoje divulgado.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

«Face à movimentação de terras, descobrimos estas fossas (sepulturas) escavadas no substrato rochoso», explicou hoje à agência Lusa o arqueólogo Telmo Pinheiro, responsável pelos trabalhos.

Os achados arqueológicos foram descobertos há cerca de duas semanas, na sequência das obras do futuro Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, junto ao aeródromo da cidade.

«São aproximadamente 80 fossas, círculos escavados nas rochas, onde enterravam as cinzas juntamente com algum espólio, depois de cremarem os corpos», relatou o arqueólogo, indicando que a poucos metros do local foi também encontrada «uma mancha» onde era feita a cremação dos corpos.

Segundo o responsável pelo acompanhamento arqueológico das obras, os achados remontam ao segundo período da Idade do Ferro, 800 anos antes de Cristo (a.c.), quando os romanos chegaram a esta zona da Europa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue