JN

Guimarães acolhe Festivais Gil Vicente
SUSANA FARIA

Guimarães abraça o teatro a partir de esta quinta-feira e até ao próximo dia 13, na edição deste ano dos Festivais Gil Vicente. Os espectáculos decorrem no auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 22 horas.
"Mona Lisa Show" inaugura mais uma edição do festival. A obra de Pedro Gil toma lugar no Grande Auditório do Centro Cultural e vai apresentar "uma montra humana onde o presente contém o passado e o futuro, a memória e o desejo". A esta história, que expõe um autêntico "laboratório de personagens", juntam-se outras que dão continuidade ao certame.
Amanhã, o Teatro O Bando presenteia Guimarães com uma adaptação de uma obra de Gonçalo M. Tavares. "Jerusalém" é um dos romances mais consagrados do autor e narra uma história na qual "várias personagens se cruzam numa noite em que tudo começa e tudo acaba". Este foi o terceiro livro da série denominada "O reino" e foi traduzido em várias línguas. "Jerusalém" recebeu diversos prémios.
Para encerrar o evento, está guardado o monólogo "De homem para homem", a cargo de Beatriz Batarda e apresentado no Grande Auditório. O espectáculo centra-se na história de Ella - protagonizada pela actriz Beatriz Batarda -, personagem que perde a identidade e vai tentar sobreviver a todo o custo.
Há espaço para uma programação paralela ao festival, a ter lugar no Café Concerto, a partir das 23.30 horas. Maria Gil começa por apresentar, amanhã, "Rádio Pirata" e, no sábado, "Glasgow 4, o nome de todas as ruas". No dia 13, pode assistir-se a "Retalhos em viagem", pelo Teatro do Frio. A companhia portuense dá seguimento ao trabalho que tem desenvolvido sobre a relação entre universos teatral e poético e de procura de uma linguagem cénica plurisemântica.
Até dia 28, pode ser visitada a mostra de fotografia de João Tuna, no Palácio Vila Flor.
A entrada é livre, como na programação do Café Concerto. Os bilhetes dos restantes espectáculos custam entre cinco e 7.50 euros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue