Correio da Manhã
03 Junho 2009

Discurso directo

“Assumi-me gay para evitar piadas ridículas”

Belmiro Pimentel, Dirigente do Sindicato Unificado de Polícia

Correio da Manhã – Em poucas palavras, como resume a sua vida profissional na PSP?

Belmiro Pimentel – Tenho 34 anos e estou na PSP há 11. Passei o primeiro ano na ilha Terceira, nos Açores, e há dez que estou noPorto. Estive algum tempo num grupo que fiscalizava restaurantes e agora estou na patrulha.

– Pessoal e profissionalmente, quando se assumiu homossexual?

– Há cerca de sete anos. Assumi--me gay para evitar piadas ridículas e comportamentos estereotipados que me desagradavam. Não me sentiria bem não o fazendo.

– O que pretende o Grupo de Trabalho XY, criado no âmbito do Sindicato Unificado de Polícia?

– A nossa apresentação pública foi num seminário neste fim-de-semana, noPorto. Publicamente, queremos fazer perceber que todos são iguais, acabando assim com as visões fáceis e arruaceiras.

– E na PSP, o que pretendem fazer alterar?

– Queremos que na corporação comecem a olhar para os agentes como profissionais e não sejam apontadas falhas pela condição sexual. Nunca vai haver uma estatística correcta do número de gays na PSP. Por isso, compete-nos analisar o fenómeno sociologicamente, o que já estamos a fazer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue